16.8 C
Itabira
segunda-feira, novembro 25, 2024

Unimed coloca estrutura de hospital à disposição para “hospital de retaguarda” e prefeito recusa

Itabira vai salvar “elefante branco” de São Gonçalo do Rio Abaixo. Os prefeitos Marco Antônio Lage e Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho”  articulam  parceria com recursos das prefeituras e da Vale para fazer funcionar hospital em São Gonçalo fechado há mais de 10 anos.
Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (29) o atual presidente da Unimed Itabira, o ginecologista Virgilino Quintão Torres Cruz, que é cidadão itabirano, informou que a instituição colocou a estrutura do seu Hospital à disposição do governo passado e do atual, com o intuito de criar uma retaguarda, um hospital de campanha para combater a pandemia.
O presidente da Unimed informou a preocupação dos médicos itabiranos: “Com o propósito de auxiliar o poder público municipal no enfrentamento da pandemia da COVID 19, oferecemos nossa edificação de recursos próprios para a possível de montagem de um hospital de campanha em duas ocasiões, no primeiro semestre de 2020 e em março/2021.”
Segundo Virgilino, mesmo sem o aceite da proposta a Unimed fez sua parte: “Ampliamos nosso serviço de teleorientação sobre a COVID 19 que era oferecido a nossos clientes para toda a população itabirana.”
Sobre os leitos que a entidade tinha de contratação na rede hospitalar da região, o presidente esclareceu que é de forma automática a liberação para os pacientes do SUS.
“Em uma situação de emergência em saúde pública, como a da pandemia que vivemos hoje, todas as estruturas assistenciais estão sobrecarregadas e o sistema de saúde colapsado (público e privado). Nesta situação não há segmentação por vínculo assistencial do paciente. Todos são cidadãos com direito à saúde ( artigo 196 da Constituição Federal ) e as vagas de internação devem ser distribuídas conforme critérios clínicos. O leito privado pode ser utilizado pelo paciente do SUS e o leito do SUS pode ser utilizado pelo paciente que também tem plano de saúde, informou Virgilino.”
Recusa do prefeito de Itabira:
“A situação é gravíssima e pede urgência. Com auxílio da equipe do Albert Einstein enxergamos essa oportunidade de parceria com São Gonçalo. Estamos contando com o apoio da Vale e nosso intuito é de que isso saia do papel com urgência urgentíssima. O sistema está em colapso e precisamos aumentar a oferta de tratamento para esses pacientes”, declarou o prefeito Marco Antônio Lage.
O Prefeito Marco Antônio, realizou na segunda-feira, 21 de dezembro de 2020, antes da sua posse, uma visita técnica nas edificações do futuro hospital da Unimed Itabira.  Ele disse que o hospital seria o grande reforço para o sistema de saúde diante da crise.
O prefeito Marco Antônio Lage(PSB) disse à época: “Será um equipamento muito importante para a cidade de Itabira, que será um reforço para o sistema de saúde como um todo. Proporcionar uma saúde de qualidade será prioridade do nosso governo.”
Sobre a pandemia o prefeito disse: “Vivemos uma fase difícil, com sobrecarga dos leitos de hospitais por causa da pandemia. Sem dúvidas, a Unimed será uma grande parceira para vencermos este desafio.”
Na visita técnica Marco Lage foi acompanhado pelos médicos Virgílio Quintão, diretor presidente; Roberto Sampaio Barros, diretor financeiro; José Luiz Scalione, diretor administrativo; Emerson Ataíde, gerente geral da Unimed Itabira, além do Dr. Edson Lima Pereira.
Nem todos os vereadores estão de acordo com o prefeito.

Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota) apresentou na reunião ordinária da ultima terça-feira uma indicação, onde ele reivindicou a implantação de um hospital de campanha em Itabira, sugerindo a que a instalação fosse na estrutura no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro da cidade, para facilitar local de fácil acesso dos itabiranos.

Clique aqui e veja a matéria sobre o assunto.
Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias